FANDOM

O papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s) na democracia local

Por razões compreensíveis, a introdução de TIC´s na governança começa nas administrações locais. Mas o seu uso na promoção de valores e práticas democráticos devem ser baseados em uma abordagem voltada para a demanda e centrada no cidadão. No nível dos cidadãos individuais, a cidadania digital deve ainda ser muito mais disponibilizada e desenvolvida para que os cidadãos sejam capazes de utilizar novas ferramentas democráticas como parte natural de seu ambiente.

Podemos distinguir dois domínios que caracterizam o processo político nas democracias representativas: uma esfera pública discursiva é acessível a todos para obter informações, opinar e participar em debates e uma esfera de tomada de decisão onde as vontades e desejos articulados na esfera pública são selecionados, formulados em políticas, decididos e executados.

É evidente que nesse contexto a introdução e utilização ampla da TIC´s precisam de uma conexão íntima com a revitalização de uma democracia renovada, na teoria e na prática. Essa abordagem tem de ser centrada no cidadão, com o amplo envolvimento da sociedade civil local e requer a utilização otimizada de novas ferramentas de medicação institucionais e tecnológicas.

A reclamação por uma democracia genuína é inovar esse arcabouço atual de separação entre as duas esferas fazendo desaparecer a subordinação. A vontade do cidadão é estreitar a lacuna entre essas duas esferas, tornando a teoria de acesso público à esfera de tomada de decisão em prática. Em outras palavras, se os experimentos de democracia digital continuarem apenas na esfera pública discursiva, o verdadeiro potencial participativo não será utilizado; ao contrário, pode dilatar ainda mais a frustração e alienação da sociedade a longo-prazo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória