FANDOM

A proposta da Rede MinasParticipativa é por uma democracia local digital

Globalização, fragmentação da sociedade, desenvolvimento tecnológico, midialização e individualismo: estão mudando completamente a precondição para a democracia.
Essas mudanças são conseqüências diretas e indiretas dos desdobramentos em relação ao capitalismo global da informação. O resultado é o aumento da inter-dependência, erosão das fronteiras e expansão da mediação tecnológica na ação e interação social. 

Junto com essas mudanças contextuais, surgem novos princípios e formas de governança. Essas novas dimensões estão causando a erosão da base tradicional do poder político, surgimento de muitas organizações não-governamentais, aumento de parcerias entre organizações Públicas e privadas e impõem a emergência de uma nova ordem na governança global.

Essas mudanças provocam uma diminuição das oportunidades de participação e envolvimento da sociedade. O aspecto desastroso dessa mudança sintetiza-se em: o que acontece localmente no mundo globalizado não é mais baseado nos valores e crenças específicos da localidade ou determinação local, mas é determinado por uma gama mais ampla de interdependências e redes. Ou seja, as questões locais estão localmente “ situadas”, mas não são localmente “determinadas.”

O papel da comunidade local deve ser o lócus da democracia. “A localidade, e portanto, o controle pessoas sobre suas vidas, vai sumindo, a menos que a democracia seja re-inventada para equiparar os espaços de fluxos com o poder dos locais.” (Castell, 1989).

O desenvolvimento tem causado nada menos do que uma crise na democracia. O Estado está perdendo a sua soberania. Estamos perdendo as identidades coletivas e o conceito de cidadania. Resultado: surgimento de movimento fundamentalistas e problemas de credibilidade nos sistemas e instituições políticas. Será que o sistema partidário atual ficou obsoleto como um mecanismo de representação política na sociedade em rede? Apesar da criação das instituições modernas de democracia representativa, parece que as pessoas perderam seu patriotismo e disposição de influenciar as condições da vida cotidiana.

A revitalização da democracia local pode ser parte da solução, um dos caminhos potenciais de reconstrução democrática nos quais o engajamento local desempenha papel vital para:

a) Criar e desenvolver a democracia no nível local;

b) Utilizar as oportunidades oferecidas pela democracia digital para comunicar, conscientizar e incentivar a participação política e o envolvimento do cidadão;

c) Propiciar o surgimento de políticas simbólicas e mobilização política em torno de causas políticas não-partidárias.

Mesmo que a democracia local seja parte da receita para uma democracia mais aprimorada,  um outro desafio pode contaminar esse potencial: ceticismo generalizado- que é visível na forma de alienação, individualismo e fragmentação. As pessoas perderam muito de seu senso de comunidade e se tornaram menos dependentes nas relações sociais e laços econômicos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória